Black Friday 2021: Como se preparar.

Vem aí uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico, a Black Friday.  Desde a sua primeira edição no Brasil em 2010, a data tem conquistado cada vez mais o público brasileiro. Nesse ano de 2021 a data ocorrerá no dia 26 de novembro.

Separamos neste artigo algumas dicas de como se preparar para aproveitar ao máximo essa oportunidade.

Origem da Black Friday

A Black Friday teve origem nos Estados Unidos no início dos anos 2000.  A data ocorre após a quinta-feira de ação de graças, contudo, ao contrário do que todos acham, a Black Friday foi um movimento que teve origem nas lojas físicas.

A data também está presente em países como, Argentina, Chile, Colômbia, Índia, México, Canadá, Japão e Inglaterra.

A Black Friday brasileira teve sua primeira edição em novembro de 2010. Contudo, ao contrário da data americana teve sua origem 100% online. A iniciativa foi do publicitário Pedro Eugênio, com intuito de promover o site Busca Ofertas.

Atualmente a data é um dos eventos mais lucrativos para o comércio eletrônico. No ano de 2020, o faturamento alcançou o valor de R$3,86 bilhões de reais. Além disso, segundo pesquisa realizada pela empresa Méliuz, as intenções de compra da população podem ser ainda maiores para esse ano de 2021.

Se preparando para a Black Friday

Defina quais ofertas e descontos oferecer

A ideia principal da Black Friday é oferecer promoções e condições especiais na data, então nada mais justo que analisar quais descontos ofertar, quais produtos farão parte das condições especiais. Esse planejamento é fundamental para definir as ofertas certas e atrair o máximo de clientes, com uma margem de lucro aceitável.

Avalie com calma, pois a viabilidade financeira e as ofertas especiais devem andar lado a lado. Uma ótima estratégia é oferecer descontos progressivos, faça campanhas que envolvam o desconto de acordo com a quantidade.

Tenha as regras das promoções muito bem definidas, de forma clara que gere o mínimo possível de dúvidas nos clientes.

E lembre-se, seja honesto, não crie falsas promoções ou tente enganar os consumidores. Atualmente o público tem diversos canais para se informar e está cada vez mais atento a ofertas falsas. Então só ofereça ofertas válidas e verdadeiras. Não caia na famosa lista da Black Fraude.

Controle de estoque

Após a definição das ofertas e promoções, chegou a hora de garantir que o estoque dos seus produtos esteja pronto para atender a demanda esperada para Black Friday.  Além de repor os produtos necessários para as grandes ofertas, fazer promoções para produtos que estão muito tempo parados no seu estoque também pode ser uma boa estratégia.

Experiência de compra

Outro fator crucial a ser avaliado é se sua loja oferece uma boa experiência de compra, afinal não adianta ter os melhores preços e promoções do mercado, se o cliente não consegue concluir a compra de forma simples, rápida, intuitiva e com um bom atendimento, caso surja alguma dúvida ou problema. Ofereça diversas formas de pagamento e envio, garanta que todas estejam funcionando perfeitamente. Tenha canais de comunicação de fácil acesso aos seus clientes e fique preparado para responder solicitações e dúvidas da forma mais rápida possível durante todo o período da Black Friday.

Capriche nas embalagens e na apresentação dos produtos. Confira nosso artigo sobre Unboxing experience e saiba como cativar os clientes com essa estratégia.

Entregar uma boa experiência de compra para seus clientes na Black Friday é essencial, pois a grande maioria das ofertas que trazem os clientes têm tempo limitado, oferecer uma boa experiência pode transformar muitos desses clientes ocasionais em clientes recorrentes, mesmo após a Black Friday.

Estratégias de marketing e divulgação

Sem sombra de dúvidas essa é uma das fases mais importantes para todo o sucesso do planejamento da Black Friday. O público tem que saber que sua loja vai oferecer condições especiais na Black Friday 2021. Uma boa maneira de iniciar esse planejamento é conferindo as características da persona da sua loja virtual.

Além disso, avalie também as características dos seus produtos, levando em consideração as promoções que serão ofertadas na Black Friday. Depois dessa etapa, defina quais os melhores canais para fazer essa divulgação e qual será o tom da campanha, baseado nas características da sua persona. Além disso, é importante lembrar que não existe apenas uma maneira de fazer um planejamento de marketing e divulgação, são infinitas as possibilidades.

Se prepare para um grande volume de acessos

Fique preparado para um grande volume de acessos no seu site.  Desse modo, garanta que sua loja suportará um grande volume de acessos simultâneos e não ficará fora do ar ou lenta demais. Esse fator tem impacto direto na taxa de conversão das suas campanhas de Black Friday. Certifique que sua plataforma de e-commerce tem o necessário para que isso não aconteça. Contudo, para clientes Dezik, é importante avaliar se o seu plano atual supre a sua expectativa de acessos na Black Friday. Entenda quais são as opções do seu plano, caso necessário, faça um update na sua contratação para o mês da Black Friday.

Black Friday nos Marketplaces

Se você vende ou pensa em vender em algum marketplace na Black Friday, não se esqueça de conferir quais campanhas a plataforma realizará na data. Muitos marketplaces criam promoções que colocam em destaque de forma instantânea os produtos dos anunciantes que aderem às ofertas. Essa é uma ótima oportunidade de converter ainda mais nessas plataformas.

Além disso, é importante garantir que sua loja virtual esteja integrada com as plataformas de marketplace que você deseja anunciar, para maximizar ainda mais os seus resultados.

Bom, essas foram só algumas dicas que podem fazer a diferença nos resultados da sua campanha da Black Friday. Lembre-se, planejar é essencial para que tudo funcione da melhor forma possível, então não deixe para última hora.

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