Marketing de conteúdo para lojas virtuais

No seu conceito geral, Marketing de conteúdo consiste, essencialmente, em produzir conteúdo relevante ou de impacto extremamente positivo para o seu público alvo. Sejam conteúdos educacionais, profissionais, tutoriais ou simplesmente conteúdos de entretenimento. Uma das grandes confusões em torno do tema marketing de conteúdo está em qual conteúdo vai ser produzido. Não ache que marketing de conteúdo significa escrever sobre o que a sua empresa faz, as vantagens dos seus produtos ou os quão fantásticos eles são, etc. Na realidade, o marketing de conteúdo é o oposto disso. É escrever sobre as dores do seu cliente, as suas dificuldades, entregar um conteúdo incrível sobre um determinado tem, de forma bem clara. Tudo isto sem pedir rigorosamente nada em troca.

O marketing de conteúdo é fundamental não só pelo tráfego orgânico que ela gera, mas principalmente pela percepção que ele cria junto do seu público. Se você analisar empresas como McDonalds, GoPro ou Redbull, você vai entender que essas marcas que são consideradas especialistas em suas áreas de atuação, vivem acima de tudo do conteúdo. Essa percepção de que são especialistas vem, precisamente, do conteúdo gerado e compartilhado.

Mas, afinal, qual o objetivo do marketing de conteúdo? São vários e dependendo do seu objetivo, você terá logicamente de adaptar o seu discurso e, inclusive, o tipo de conteúdo que você pretende criar para esse público em questão.

Tráfego Orgânico

Um dos principais resultados de uma boa estratégia de marketing de conteúdo é a geração de tráfego orgânico. E a forma mais usada para isso são os conteúdos criados em blogs, sejam eles incorporados à sua loja virtual ou com outro endereço. Se você já estudou SEO (Otimização para Pesquisas), provavelmente sabe da importância de produzir bons conteúdos. Se você produz artigos realmente relevantes no seu blog, eles terão um impacto positivo na captação de tráfego por meio das redes sociais. Naturalmente, bons conteúdos geram links e compartilhamentos nas redes sociais e isso tenderá a ajudar a sua loja a ganhar uma maior visibilidade nas páginas de resultados orgânicos de motores de pesquisa.

O Youtube também é uma ótima opção para a criação de conteúdo e geração de tráfego, principalmente quando estamos falando de autoridade: lá você pode criar e ensinar de forma visual. Isso impacta de maneira muito positiva, principalmente para o público que nunca comprou em loja virtual ou que não conhece a funcionalidade de algum produto que você vende. Você pode utilizar desse espaço para mostrar como o seu produto pode ajudar na vida de um cliente, por exemplo. Os vídeos cada vez mais vêm tomando espaço nas redes sociais, mas o Youtube prevalece como a plataforma que além de ser a primeira, ainda tem os melhores resultados para quem trabalha com vídeo.

Gerar mais vendas

Muitas vezes, pessoas seguem a sua loja, mas não compram de você. Isso acontece, em muitos casos, porque essas pessoas ainda não estão preparadas para comprar e/ou não se sentem confiantes o suficiente para tomar essa decisão. Com o marketing de conteúdo, além de você nutrir esses possíveis clientes com um conteúdo relevante e que provavelmente irá ajudá-los a solucionar algumas dúvidas, você ganha uma maior confiança junto dessas pessoas, garantindo que no momento em que elas se sentirem confortáveis para comprar esse produto/serviço, elas irão se lembrar e provavelmente comprar esse produto de você ou da sua empresa.

À medida que você vai criando conteúdo, você vai construindo uma base de leads orgânicos muito grande. Os seus conteúdos geram tráfego orgânico, esse tráfego orgânico gera leads/seguidores e eles se convertem em negócios. Tudo isso em um piloto automático, sem necessidade de tomar qualquer tipo de ação direta sobre esse tráfego.

Aumentar a notoriedade da sua loja virtual

A geração de conteúdos relevantes, além de gerar comentários e interesse junto do seu público-alvo, faz com que você crie um maior nível de interação com seus seguidores. Isso fará com que a sua notoriedade nesse mercado aumente progressivamente, gerando um maior interesse pelo seu produto ou pela sua empresa. A forma como os seus potenciais clientes interagem com os seus conteúdos, determina parte do valor da sua marca. Conteúdos altamente relevantes geram maior interação, enquanto que conteúdos menos interessantes geram menor interação e naturalmente menos compartilhamentos nas redes sociais.

Você já deve estar se perguntando: como vou fazer o marketing de conteúdo da minha loja virtual?

São diversos tipos de conteúdos que você pode produzir com base numa estratégia de marketing de conteúdo: Você pode ter um blog de conteúdo; através das redes sociais, enviar email marketing para sua base de e-mails, criar e-books, infográficos, lives, vídeos tutoriais ou apresentação técnica/detalhada de produtos no youtube e até mesmo podcasts! Para criar uma estratégia a médio e longo prazo, você só precisa entender qual o seu público vai gostar mais. Por isso, crie, poste e mensure os resultados até chegar no que será mais estratégico para o seu segmento!

Incrível, né? Existem diversas formas para que você crie conteúdo e faça sua loja se tornar mais reconhecida no mundo virtual. Agora é com você, pense nos conteúdos que o seu público-alvo necessita e comece a criar e planejar! Caso você queira se aprofundar mais em marketing digital, você pode entrar em sites como o Rock Content ou Viver de Blog, eles são autoridades brasileiras nesse assunto!

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