7 dicas para fazer a primeira venda na sua loja virtual

Depois da criação da sua loja virtual, a primeira venda é o grande marco de sucesso. Muitas pessoas acreditam que ela acontece da noite para o dia ou sem nenhum esforço, só que não é bem assim. Segundo a Big Data Corp, no Brasil existem 930 mil lojas virtuais. O que vai fazer com que você se destaque e um cliente abra a sua loja e finalize a compra? Depois das primeiras vendas, você provavelmente saberá! Mas enquanto isso não acontece, temos 6 dicas para que a sua primeira venda chegue o mais rápido possível!

1 – Configure sua loja para a primeira venda

Informações de pagamento, selos de segurança, preços e opções de parcelamento… todas essas informações são primordiais para que a sua primeira venda aconteça. Ter elas atualizadas e corretas, sem nenhuma ambiguidade, fará com que o seu público tenha mais confiança na sua loja! Faça um checklist, teste e revise tudo o que precisa estar configurado para que você venda seus produtos e mantenha essa rotina sempre!

2 – Esteja atento aos detalhes

Quando você entra em uma loja, o que te faz comprar um produto além do que você vê? As informações que o vendedor te passa, correto? Por isso é muito importante que as descrições dos produtos da sua loja virtual estejam bem detalhadas, com tamanhos e dimensões, cores, tipos de materiais e como será entregue. Essas informações, na maioria dos casos, é o que faz um cliente escolher a sua loja virtual (ou não). Além de evitar compras enganosas, pois o cliente está ciente sobre o que está adquirindo de fato. Invista um tempo para revisar as informações dos seus produtos!

3 – Produza boas fotos e vídeos

Sim, isso faz total diferença. Muitas lojas virtuais não vendem por falta de cuidado com as fotos dos produtos. Não é preciso gastar muito para ter boas fotos, basta ter uma boa iluminação – que pode ser natural –, um fundo que não atrapalhe na visibilidade do produto e uma câmera com boa resolução, o que é encontrado na maioria dos celulares atualmente. Uma boa dica é você pegar referências de fotos de lojas do mesmo segmento que o seu e tentar reproduzi-las com seu produto. Assim, você começa a aprender qual a melhor forma de capturá-los! E é importante lembrar que as fotos precisam ter boa qualidade, mas não devem ser arquivos grandes! Por isso, antes de colocá-las na sua loja, você precisa comprimi-las, se você quiser dicas de como fazer isso, pode acessar nesse manul aqui.

Os vídeos também são muito importantes, seja para você apresentar melhor o seu produto ou para criar conteúdo de isca. Existem diversas possibilidades para você trabalhar e atrair atenção do público para a qualidade e do diferencial do produto. Para que seja uma estratégia efetiva, assim como as fotos, você deve se atentar aos detalhes de produção como: sim, iluminação e edição!

4 – Faça um review ou um publipost do seu produto

Agora que sua loja está montada e pronta, o que vai fazer ela vender é o tráfego de clientes. Essa é uma parte bem complexa e os influenciadores digitais além de terem uma grande audiência, são ótimas apostas para você fazer sua primeira conversão na internet. Eles já são vistos como autoridade pelas pessoas que seguem eles e isso te ajudará a passar mais confiança para os seus seguidores e possíveis consumidores ao  indicar sua loja. Como eles têm muita proximidade com o público a opinião deles sobre um certo produto pode gerar muitas vendas. Para essa parceria ser assertiva é necessário que você procure um influenciador que tenha a ver com o seu produto e com o seu público alvo! E você pode optar por duas formas:

– o review, que é quando você envia para que seja feito um teste e caso o influenciador goste, vai ser publicado. Muitas vezes essa é a opção mais em conta ou para alguns é gratuito. Além do valor do produto, você terá que investir também no envio dele.

– publipost, que é quando o influenciador publica sobre o seu produto, com instruções dadas e essa publicação tem um viés de propaganda e mais produzido. Nesse caso, o investimento é maior porém, com um direcionamento mais assertivo.
Essa estratégia pode vir acompanhada de uma estratégia de lançamento com desconto ou frete grátis, por exemplo. Use a sua criatividade, escolha bem o influenciador e o público alvo!

5 – Divulgue online e off-line

A divulgação nas redes sociais é o primeiro ponto que você deve se preocupar depois de configurar sua loja virtual! Procure ter visibilidade e crie conteúdo de relevância nos seus perfis para conquistar mais clientes. É necessário muito planejamento e interação com o público para que dê certo!

Caso você possua outros canais de vendas ou tenha uma base de e-mails, o envio de e-mail marketing pode ser uma ótima opção para divulgar sua loja e trazer mais visitantes.

Além das redes sociais as estratégias off-line também podem ser uma ótima opção, crie cartão de visitas, brindes personalizáveis e esteja presente em eventos do seu segmento para fazer networking, ter mais visibilidade e divulgar diretamente para o seu público final! Podemos falar aqui também sobre a ferramenta de e-mail marketing que temos, logicamente lembrando que como é primeira venda seria somente para lojistas que já possuem outros canais de venda e consequentemente uma base de e-mails.

6 – Invista em anúncios pagos

Os anúncios pagos trazem resultado a curto prazo e são perfeitos para atrair clientes para a sua loja. Ao fazer anúncios, é possível fazer com que o seu conteúdo apareça em destaque para os usuários de imediato, convidando-os para comprar seu produto. As imagens que serão utilizadas fazem muita diferença nos anúncios pagos principalmente no instagram e facebook. Estima-se que 80% da taxa de clique em um anúncio é influenciado pela imagem que foi utilizada. Esse tipo de investimento te dá a abertura para segmentar o seu público de maneira assertiva, fazendo com que você apareça para quem tem mais chance ou interesse direto na compra do seu produto.

7 – Venda em múltiplos canais

Seja integrando sua loja virtual com o instagram e facebook ou colocando seu produto em algum marketplace, a venda em múltiplos canais para iniciar as vendas é uma excelente estratégia. Nesses dois casos, você tem um grande público presente e é uma ótima maneira de inserir a sua marca para que ela se torne conhecida. Nos marketplaces você pode criar o perfil com o nome da sua loja virtual e colocar o endereço dela, e no caso instagram e facebook você pode criar anúncios que levam diretamente ao site da sua loja.

Aos poucos, você vai conquistando mais visitas e em pouco tempo as pessoas já estarão entrando diretamente na sua loja virtual. Além disso, na Dezik é possível automatizar o controle de estoque, preço e das vendas tudo em um só canal através das nossas integrações nativas.

Não é um caminho fácil fazer a primeira venda em uma loja virtual! E essas sete dicas vão te ajudar a deixar esse caminho mais fácil. Porém, é necessário que você tenha muita persistência e confiança no seu produto para que o seu negócio dê certo. A Netshoes precisou de três meses para ter a sua primeira venda, e isso não impediu que ela se tornasse uma das maiores lojas virtuais do país. Misture as estratégias, seja criativo e busque se destacar pela qualidade e originalidade do seu produto… esse sempre será o melhor caminho para vender qualquer produto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá! Podemos te ajudar?
Powered by