Otimize as redes sociais da sua loja virtual e venda mais!
Acredito que se você está lendo esse artigo é porque tem alguma dificuldade com a divulgação da sua loja virtual, correto? Neste post abordaremos esse tema de forma bem prática para te ajudar a vender mais divulgando sua marca. Hoje, falaremos sobre como podemos otimizar o uso das redes sociais da sua loja virtual.
Planejamento é necessário!
É o item básico que muitas pessoas ainda erram. Não existe aumento de números se não existe constância e organização das suas redes sociais. É necessário criar um ritmo de conteúdo para que os seus seguidores possam sempre ver a sua marca, e você pode decidir isso: duas, três ou até mesmo cinco vezes por semana. Vai depender de como o público vai reagir e você precisa testar! Estude sobre o seu público-alvo, entenda sua linguagem e qual é a melhor forma de mostrar o seu produto: vídeo, imagens, stories… Planeje, teste e continue com aquilo que gerar mais resultado!
Mas, o planejamento não é só pensar e programar as postagens, vai além disso, principalmente no instagram. Você já ouviu o termo “feed organizado”? Esse termo significa que o seu perfil no instagram tem fotos boas, que combinam entre si e mostram boa estética. Essa estratégia está super em alta e pode ajudar muito a conquistar quem chega ao seu perfil.
Para você ter um feed organizado é necessário prestar atenção nas cores da sua marca e utilizá-las, visualizar como as fotos vão ficar posicionadas antes de você publicar, e principalmente: não deixar que exista só um tipo de publicação. Por exemplo, se você tem uma loja de joias, não poste só fotos de joias. Intercale com uma frase, com a foto de uma modelo utilizando, com foto de elementos que tenham a ver com sua marca. Já é comprovado por outras marcas: o feed organizado gera mais valor para o seu produto no instagram e com essa estratégia orgânica, você pode atrair mais seguidores pelo apelo estético. Uma dica de aplicativo para você visualizar suas publicações antes de postá-las é o UnUm e caso você tenha interesse em saber mais sobre isso, você pode visitar o instagram @efeitoorna.
Voz da Marca
Você conhece a Magalu da Magazine Luiza? Então, ela personifica a voz da marca. O porquê disso? Aproximação com o cliente é primordial para gerar confiança, e a personagem Magalu nasceu de uma estratégia a longo prazo para fazer com que o Magazine Luiza se tornasse um dos maiores Marketplaces do Brasil, e deu muito certo né? Essa estratégia nos mostra que é preciso ir além das postagens com artes gráficas nas redes sociais: é preciso que alguém seja a cara da marca, para transmitir valores e propósito.
O investimento para se criar um personagem fictício como a Magalu é alto mas no seu caso, quer alguém melhor para representar a sua marca do que você? Sim, isso é possível, existem casos que os donos das empresas, os responsáveis pelo marketing ou até mesmo os funcionários, estão ali sempre aparecendo nas campanhas e redes sociais para interagir com os clientes e, assim, gerar mais vendas. Por isso, você deve abrir o story do instagram, gravar vídeos e começar a treinar para se aproximar dos seus clientes e através disso alcançar resultados incríveis.
Otimize a sua bio do instagram
A biografia ou simplesmente ‘bio do instagram’ é aquela seção do seu perfil que você preenche com as principais informações da sua marca. Muitas pessoas preenchem com os dados básicos e não dão mais atenção, mas, caso você não saiba, ela é muito importante! Existem algumas técnicas que você pode utilizar e que podem te ajudar muito!
O primeiro deles é o campo nome: é muito importante que além do nome da sua loja esteja escrito também o segmento. Por exemplo: utilizar Dezik Lojas Virtuais. Isso te ajuda a aparecer em melhor posição nas pesquisas do instagram, caso alguém precise de algo que o seu segmento ofereça.
Na descrição é importante que você coloque, de forma bem reduzida e direta, a mensagem que a sua empresa quer passar, o propósito dela. Utilizar emojis e hashtags relacionadas com a sua marca são ótimas opções
Link do perfil
Link do perfil é onde você provavelmente já deve ter colocado o endereço da sua loja virtual, correto? Mas, se você quiser aproveitar ainda mais o potencial desse espaço para inserir vários links, utilize uma ferramenta como a LinkTree. Ela permite que você insira nesse espaço uma espécie de página com diversos links, assim, você consegue direcionar seus clientes para páginas específicas da sua loja ou para conversar diretamente no whastapp, por exemplo.
Campo “contato”
No campo contato, é importante que você coloque o melhor telefone e o melhor e-mail para que os seus seguidores entrem em contato. Na maioria das vezes o e-mail e o telefone que ficam ali são os que você cadastrou quando criou sua conta e pode ser que não seja mais esse que você utiliza para os fins comerciais. Então, confira isso e altere! Muito importante que seu cliente tenha resposta rápida!
Plataformas shoppings
No facebook e no instagram, existe a possibilidade de você criar anúncios e vinculá-los em suas contas, onde no próprio anúncio terá o link do produto que levará o seu cliente diretamente para a página da sua loja virtual ou para uma página de compra, isso te ajudará a aumentar sua taxa de conversão e realizar vendas através destes canais. Essa funcionalidade se chama facebook e instagram shopping e além de utilizá-las, você pode integrar com a Dezik. Assim, você acompanhará todas as vendas e dados gerados para as duas redeis sociais em um só lugar.
Anotou todas as dicas? Agora é só você colocar em prática. Não deixe pra depois: comece agora e crie metas para você não deixar o trabalho com as redes sociais de lado! Acompanhe todos os seus resultados e comemore, afinal, bons resultados vão gerar cada vez mais vendas!