E-commerce brasileiro bate recorde no 1º semestre de 2021
Mais uma vez o E-commerce vem se mostrando um dos modelos de negócio mais consolidados e lucrativos da atualidade. O relatório Webshoppers, o mais completo relatório sobre comércio eletrônico do Brasil, elaborado pela empresa Ebit | Nielsen, aponta um crescimento de 31% das vendas no primeiro semestre de 2021 comparado com o mesmo período do ano de 2020, contudo, isso equivale a R$53 bilhões em vendas.
O número de novos pedidos aumentou em 7% e o ticket médio aumentou em 22%, atingindo o valor de R$534. Essa alta indica que os novos clientes estão gastando valores maiores e fazendo mais pedidos, mostrando que comprar online é um hábito que conquista cada vez mais a população brasileira.
Dispositivos móveis
Atualmente, as vendas através de dispositivos móveis (celulares, tablets e smartphones) tiveram um crescimento de 28,4% e atingiram o valor de R$28,2 bilhões. Além disso, as compras através de dispositivos móveis representam mais da metade do faturamento total do comércio eletrônico no Brasil.
Segundo o relatório, os segmentos que mais tiveram altas nesse primeiro semestre foram os setores de artigos esportivos, e de itens para casa e decoração. O setor de artigos esportivos com um aumento de 37% no volume de vendas e o setor de decoração com um aumento de 155%.
Expansão do E-commerce
A região Sudeste ainda representar 51% do faturamento total do comércio eletrônico no país. Contudo, as regiões sul e norte foram as regiões que tiveram as maiores altas, 57% e 52%, respectivamente, indicando a expansão do hábito de compra online para todo o país.
Segundo o líder de e-commerce da Ebit|Nielsen, Marcelo Osanai “O consumidor, adaptado à comodidade do comércio eletrônico, compra de forma mais recorrente e busca produtos em diversas categorias. O brasileiro está hiperconectado, consome conteúdo ao mesmo tempo, em diversas telas, isso é o ambiente propício para o e-commerce. Ele assiste algo na televisão, acessa as redes sociais, vê um produto de interesse e realiza a compra. Tudo muito simples e ágil ao toque das mãos” afirma Osanai.