Como aumentar minhas vendas no Mercado Livre

Sem sombra de dúvida o Mercado Livre ou Meli como é chamado, é uma das principais e mais bem sucedidas plataformas de marketplace do Brasil. Por esse motivo é umas das mais acessadas pelo público, e uma das mais concorridas pelos lojistas.

Preparamos algumas dicas para te ajudar a se destacar nesse mar de produtos e anúncios.

Teste A/B de anúncios

O teste A/B de anúncios é um teste onde é feito uma variação de um anúncio já criado. Por exemplo, posso ter um anúncio com o título de “Smartphone Samsung Galaxy A01”, e depois criar um anúncio com o título “Celular Samsung Galaxy A01”, veja que os dois títulos se referem ao mesmo produto, porém com termos diferentes. Esses anúncios ficam ativos ao mesmo tempo e depois de um certo período você avalia qual teve a melhor performance para continuar ativo.

Geralmente a variação para teste é feita com títulos diferentes, mas pode ser testado com qualquer fator do anúncio. Segundo alguns especialistas, não é recomendado fazer mais de 10 variações do mesmo anúncio, pois além de não ser efetivo, pode acarretar em penalizações por parte do Mercado Livre.

Ofereça uma boa gama de produtos

Essa estratégia consiste em oferecer diferentes modelos de produtos da mesma categoria do seu produto principal, porém esses produtos complementares devem ser modelos inferiores para serem anunciados a preços mais baixos. No momento da configuração dos anúncios, você deve indicar que esses produtos estão relacionados, para que o seu produto principal (mais caro), apareça como indicação no seu produto mais barato. Em resumo, a estratégia consiste em atrair os clientes com produtos complementares mais baratos, para que ele descubra e converta nos produtos principais. Imagine que você venda fones de ouvido e seu produto principal é um fone modelo X vendido por R$ 110,00 reais, para atrair mais clientes você pode anunciar outro fone modelo Y um pouco inferior vendido a R$ 80,00 reais, muitas das vezes o cliente vai chegar ao anúncio do seu fone principal através das recomendações no roda pé do anúncio do seu fone mais barato.

Conquiste o destaque nos anúncios de catálogo

Assim como na B2W, o Mercado Livre passou a utilizar o sistema de catálogos no seu site. Esse sistema consiste em agrupar todos os anúncios de produtos com o mesmo código EAN em um único anúncio. Porém somente o melhor anúncio fica em destaque para os clientes.

Contudo só participam do anúncio de catálogo os anunciantes que desejarem. Então você ainda tem a opção de anunciar o mesmo produto de forma individual, concorrendo com o anúncio de catálogo. A grande vantagem do anúncio de catálogo é a visibilidade que eles têm por serem anúncios administrados pelo próprio Meli, sempre ficando em ótimas posições de ranqueamento nas páginas de pesquisa.

Antes de mais nada confira se existe algum anúncio de catálogo para o produto que você está vendendo, utilize a ferramenta de exploração de catálogo para isso.

Faça uma verificação da concorrência dentro do anúncio de catálogos, e avalie se é melhor continuar com seu anúncio independente ou se deseja concorrer ao destaque dentro do catálogo. Caso você decida participar do anúncio de catálogo é importante ficar atento a alguns pontos.

Ranqueamento de anúncios de catálogo

Primeiramente, para poder concorrer às primeiras posições é necessário que sua reputação esteja verde ou amarela, então é essencial que você preste um bom serviço para ter boas avaliações.

Além dessa obrigatoriedade para concorrer, o Mercado Livre avalia alguns critérios para definir quais anúncios ficarão na primeira posição, esses critérios são:

  • Preço competitivo
  • Envios grátis pelo Mercado Envios
  • Mercado Envios Full
  • Entregas no mesmo dia com o Mercado Envios Flex
  • Disponibilidade de estoque
  • Parcelamento sem juros

Lembrando que esses critérios estão sempre sendo atualizados, porém diferente da maioria das plataformas de marketplace, o Mercado Livre indica para cada anúncio, quais são os critérios a serem melhorados para que o anúncio ganhe destaque. Além disso, a plataforma também indica qual o status do anúncio em relação à disputa da primeira posição.

Os status são: ganhando, compartilhando o primeiro lugar e perdendo, notem que diferente de outros marketplaces, no Mercado Livre você tem a possibilidade de compartilhar o destaque do anúncio com outro anunciante. Quando isso acontece os anúncios aparecem de forma alternada na posição de destaque.

É importante deixar bem claro, que cada variação do produto pode ter um anúncio de destaque diferente. Por exemplo, imagine que você vende um modelo de tênis no anúncio de catálogo, esse tênis está disponível em 3 cores diferentes branco, preto e azul, pode ser que você ganhe destaque no anúncio de todas as cores, ou apenas em 1 ou 2 delas. A avaliação de destaque é feita de forma independente para cada uma dessas variações.

Conquiste um bom ranqueamento

Se você vende um produto que não tem anúncio de catálogo ou optou por não participar, você terá que fazer um trabalho de ranqueamento para trazer seu anúncio para as primeiras páginas de pesquisa.

Alguns pontos importantes para que isso aconteça são:

  • Ter um bom anúncio
  • Oferecer bons preços
  • Oferecer boas condições de entrega e pagamento
  • Ter uma boa reputação

Tenha bons anúncios

Pode parecer meio óbvio, mas é sempre bom reforçar a importância de ter bons títulos, fotos de qualidade que mostrem o produto com detalhes, além de descrições e fichas técnicas que deixem o mínimo de margem para dúvidas.

Ofereça bons preços

Ter preços competitivos é uma das principais chaves do sucesso para aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do Mercado Livre. Além de trazer mais relevância para o seu anúncio na disputa pelo destaque, faz com que os diversos clientes que usam o filtro de menor preço, encontrem o seu produto.

Oferecer boas condições de entrega e pagamento

Existem alguns fatores relacionados à logística e a forma de pagamento que podem aumentar sua chance de ranquear bem. Sempre que possível use o Mercado envio para fazer suas entregas, ofereça frete grátis e parcelamento sem juros.

Tenha uma boa reputação

A reputação é um fator crucial para o ranqueamento do seu anúncio. Esse parâmetro também contribui para a taxa de conversão, afinal os selos que indicam que você presta um bom atendimento, ficam em destaque como informações no seu anúncio.

Quanto mais vendas você fizer prestando um bom atendimento, mais sólido será sua reputação, fazendo sua loja ganhar mais selos e medalhas de confiabilidade.

Uma estratégia muito usada, principalmente por quem está iniciando, é vender alguns produtos com preços mais baixos, com pouca margem de lucro ou até mesmo preço de custo. Essa estratégia tem como objetivo ganhar volume de vendas e qualificações para começar a ficar bem ranqueado.

Investindo em Ads

Outra estratégia que pode trazer um bom volume de novas vendas para sua loja no mercado livre é investir em anúncios patrocinados. Atualmente o Mercado Livre conta com a possibilidade de fazer anúncios patrocinados que colocam em destaque seus produtos instantaneamente na página de pesquisa. Essa é uma excelente maneira de acelerar o crescimento do seu ranqueamento no momento inicial da loja.

Assim que sua loja conquistar títulos como Mercado Líder, por exemplo, a plataforma te permitirá participar de campanhas de desconto que colocam em evidência os produtos em eventos especiais.

Essas foram apenas algumas dicas de como melhorar ainda mais os seus anúncios no Mercado Livre. Lembre que essas plataformas estão em constante evolução, então é fundamental continuar estudando e se atualizando.

E se você está em busca de soluções para tornar ainda mais eficiente suas vendas no Mercado Livre, conheça a Dezik, somos uma plataforma de e-commerce e hub de integração com diversas soluções para te auxiliar a vender cada vez mais nos principais marketplaces do Brasil. Faça um teste grátis de 15 dias e veja que a Integração da Dezik com o Mercado Livre é a solução certa para alavancar suas vendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Open chat
Olá! Podemos te ajudar?
Powered by