Como utilizar um CRM em conjunto das redes sociais para impulsionar sua loja virtual

Sua loja virtual depende das redes sociais. Em 2021, estar fora delas significa prejuízo. Por isso, é tão importante investir nas melhores estratégias para a captação e manutenção de clientes. Uma das principais maneiras de fazer isso é por meio da integração com uma plataforma de CRM.

Caso você desconheça o termo, ele significa “Costumer Relationship Management”. Mais do que um software, o CRM é uma metodologia. É a maneira mais inteligente de armazenar dados sobre os clientes e assim promover o relacionamento com cada um deles.

Por que sua loja virtual precisa de um CRM?

Uma das razões é a integração com diferentes redes sociais. Com o CRM, o marketing para lojas virtual somente tem a ganhar. Afinal, sempre que você conectar o software com as suas redes sociais, todas as interações entre sua empresa e o cliente permanecem gravadas em um banco de dados.

Isso sem contar a captação de leads. Para quem está criando uma loja virtual, isso é muito relevante. A partir dessas integrações, sempre que um cliente em potencial enviar uma mensagem para uma de suas redes sociais, o sistema cadastra essa pessoa automaticamente como novo lead.

Esse cliente recebe ainda um card, em que é possível inserir dados como e-mail, cargo, telefone de contato, e-mail, entre outras informações.

Ao mesmo tempo, esse lead é encaminhado para um funil de vendas. Nele, você tem a oportunidade de acompanhar esse cliente por todos os estágios da jornada de compra. Conforme a receptividade dele, você pode mudar a estratégia de marketing sempre que achar necessário.

Aproveite o CRM para atender bem o seu cliente

Há diversas maneiras sobre como criar uma loja virtual. Entretanto, em todas elas, é fundamental dar prioridade ao cliente. A agilidade que ele tanto necessita pode vir com a ajuda de um CRM.

Ao realizar a integração com as redes sociais e os aplicativos de mensagens, como Facebook Messenger e Instagram (Direct Messages), você consegue ter acesso a uma caixa de entrada única.

Ou seja, independentemente do aplicativo ou da rede social escolhida pelo cliente, sua empresa pode respondê-lo diretamente do CRM. Sem a necessidade de pular de um aplicativo para outro e com muito mais rapidez.

Por outro lado, se você usa o WhatsApp, também há vantagens para a sua loja virtual. Com o CRM é possível ter uma conta no WhatsApp Business com múltiplos usuários.

Dessa forma, basta que o cliente adicione um número. Mesmo assim, vários funcionários podem acessar essa conta e atendê-lo, o que garante ainda mais comodidade ao consumidor.

Utilize o CRM também para vendas

No início do artigo você conferiu sobre como o CRM é importante na hora de conquistar leads. Entretanto, é preciso fazer essas pessoas comprarem seus produtos ou serviços.

Uma das principais maneiras é realizando vendas via WhatsApp. Essas interações, guardadas no sistema, podem ser acessadas quando e onde você quiser.

Ao mesmo tempo, você pode confirmar a fase desses clientes no funil de vendas. Caso eles ainda estejam no topo do funil, por exemplo, você pode enviar informações relevantes sobre o produto ou serviço.

O ideal é usar a criatividade, e produzir fotos e vídeos que possam atrair a atenção das pessoas.

Por outro lado, se ele já está na base do funil, e está mais inclinado a fechar a compra, esse é o melhor momento para realizar uma prospecção direta.

CRM e Marketing Digital

Sua loja virtual vai precisar de boas estratégias de marketing digital, sobretudo nas redes sociais. É indicado que você verifique no CRM o que mais atraiu os clientes e o que mais gerou objeções por parte deles.

Aproveite o CRM para realizar a integração com plataformas de automação de marketing. Se você tem um e-commerce, por exemplo, pode usar essa ferramenta para impactar clientes que adicionaram algum produto ao carrinho, mas que desistiram da compra.

Quando isso ocorre, a ferramenta automaticamente dispara um e-mail marketing para esse cliente, caso ele esteja cadastrado no site. Segundo pesquisas, essa metodologia consegue retornar até 10% dos clientes.

Use o CRM para ter insights sobre conteúdo

Ao promover as redes sociais de sua loja digital, é preciso planejar muito bem o conteúdo. Somente por meio dele, sua empresa vai criar uma boa relação com os clientes.

Afinal, eles apenas irão se tornar seguidores de sua marca se o conteúdo oferecido por você for relevante.

Busque nas interações com os clientes, gravadas no CRM, insights para os seus próximos conteúdos. Aproveite, e faça um teste. Ao perceber que certo assunto chamou atenção deles, tenha foco nesse segmento.

Com o tempo e naturalmente, suas redes sociais começarão a ganhar novos seguidores. Isso vai resultar em novos leads e também em mais vendas, o seu objetivo final.

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