Google Shopping: o que é e como funciona?
Atualmente existem diversas maneiras diferentes de divulgar os produtos na internet, algumas formas gratuitas e outras que exigem um certo investimento. Uma das plataformas de divulgação de produtos que tem ganhado bastante força nos últimos tempos, é o Google Shopping.
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre essa solução do Google que tem auxiliado diversos lojistas a divulgarem seus produtos.
O que é o Google Shopping?
O Google Shopping é um recurso do Google que apresenta ao público diversos anúncios dos produtos que estão sendo pesquisados. Até outubro de 2020, a ferramenta era voltada apenas para os lojistas que pagavam para anunciar, mas em decorrência da crise sanitária do corona vírus, o Google liberou a possibilidade de utilizar a plataforma de forma gratuita. Podemos dizer que ela funciona como um comparador de preços, exibindo para o cliente todos os anúncios, imagens e informações do produto.
Apesar de ter várias das informações relevantes para a tomada de decisão, o Google Shopping funciona apenas para direcionar o cliente ao site onde o lojista está vendendo o produto, seja loja virtual própria ou plataforma de marketplace.
Google Merchant Center
Existem duas maneiras de aparecer no Google Shopping, de forma gratuita e de forma patrocinada. Ambas as maneiras exigem que o lojista faça o cadastro no Google Merchant Center. É através dessa plataforma que é feito o cadastro de todos os produtos, títulos, descrições, características, preços, imagens e quantidade disponível.
Além disso, no Google Merchant Center você consegue acompanhar o desempenho do anúncio de cada produto, e receber recomendações de boas práticas e melhorias.
Como funciona o Google shopping?
Caso o lojista deseje cadastrar seus produtos sem patrocínio, os anúncios aparecem apenas na plataforma do Google Shopping. Lá o cliente consegue fazer pesquisas com produtos específicos e utilizar filtros para otimizar ainda mais os resultados, como marca, preço, avaliação, produtos novos ou usados, entre outras características próprias de cada produto.
Assim como em algumas plataformas de marketplace, o Google Shopping passou a reunir em uma única tela todas as ofertas de anúncio de um determinado produto. Aqui você pode notar que nem todos os anúncios ficam em destaque na página do produto. Da mesma forma que outras plataformas o Google Shopping faz uma avaliação baseada em alguns critérios para definir esse ranqueamento, são eles:
- Criar um título atrativo
- Preço competitivo
- Boas descrições de produto
- Ter boas avaliações
- Atualizar o site constantemente
Se atentar a todos esses pontos aumenta de forma significativa as chances do seu anúncio ficar em destaque no Google Shopping de forma orgânica.
Além disso, o próprio Google disponibiliza dicas de boas práticas que auxiliam os lojistas a darem mais relevância aos seus produtos na plataforma.
Google Shopping Ads
Outra forma de ficar em evidência é investir em campanhas patrocinadas dos seus produtos no Google Ads. Acessando o Google Ads você tem a opção de criar um anúncio do tipo shopping. Nesse tipo de anúncio você define quais produtos quer patrocinar o valor de investimento, informações de conversão, imagens e descrições dos anúncios. Não é necessário a definição de palavras-chave, o próprio Google define quais termos são relevantes para que o seu anúncio apareça, por esse motivo é muito importante que todas as informações dos seus produtos estejam muito bem configuradas. Lembrando que para criar esse tipo de anúncio a sua conta do Google Merchant Center deve estar linkada a conta do Google Ads, e todos os produtos que você deseja anunciar devem estar devidamente cadastrados.
Fazendo a campanha dos produtos no Google Ads, eles apareceram em destaque na parte superior da aba do Google shopping e na aba de pesquisa do Google. Essa é uma ótima estratégia para lojistas que ainda estão iniciando o trabalho de ranqueamento orgânico dos seus produtos.
O Google Shopping é uma excelente plataforma para complementar ainda mais na divulgação dos seus produtos, com um enorme potencial de alcance. Além disso, a plataforma é acessível a todos os lojistas, permitindo que mesmo quem não possui verba para investir se beneficie da ferramenta.
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