E-mail marketing para lojas virtuais: saiba como criar!

E-mail marketing para lojas virtuais: saiba como criar!

O e-mail marketing é uma estratégia de Marketing Digital baseada na comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou leads, via e-mail. Esse contato, que se restringe ao e-mail, pode ser feito a partir de uma segmentação dos contatos em conjunto com estratégias de promoções, branding ou descontos, capazes de escalar os resultados da sua loja virtual com a personalização das mensagens. Se bem trabalhada, uma estratégia de e-mail marketing pode construir a imagem da marca, conduzir compras e manter lojas virtuais na memória do público-alvo. Tudo isso com muita praticidade e com a cara da sua loja! Além disso, utilizando a Dezik, você pode fazer estratégias de e-mail marketing sem ter custo adicional.

Em estudo realizado pela Blue Kangaroo, 80% das pessoas entrevistadas disseram receber mensagens de marketing vindo de e-commerces em seus e-mails pessoais e isso significa que há oportunidades para todos os empreendedores virtuais, especialmente para aqueles que melhor se comunicarem com seus clientes e leads.

Vista como uma excelente ferramenta para estreitar o relacionamento, o e-mail marketing pode melhorar a presença da sua marca no imaginário de seu público. Porém, é necessária muita criatividade para comunicar, pensando primordialmente em como se destacar. As pessoas recebem diversas mensagens diariamente, qual vai ser o diferencial da sua? Além do mais, quando enviadas numa periodicidade estratégica, as mensagens geram empatia, reforçam as especialidades da loja e geram necessidade de compra.

Lembrete: Para os clientes já conquistados, o e-mail marketing pode atuar como mantenedor do relacionamento, gerando admiração e marcando presença.

Nesse momento, é de extrema importância que a sua loja estabeleça um posicionamento digital forte. A maioria das pessoas estão reduzindo o consumo devido à pandemia do Covid-19 e se manter à vista do público é a melhor estratégia. O e-mail, junto às redes sociais, pode ser uma ferramenta valiosa que vai te ajudar a estabilizar os seus números pós pandemia: gerando mais confiança e aproximação com o público que consome ou que consumirá seus produtos.

Não podemos deixar de pontuar que o e-mail marketing deve ser sempre enviado de uma plataforma apropriada para tal estratégia. O envio de um endereço pessoal ou sem o auxílio de uma boa ferramenta aumentam as chances das mensagens serem interpretadas pelos filtros dos servidores como Spam (propaganda indesejada).

De acordo com a Direct Marketing Association, o e-mail marketing tem um ROI (Retorno sobre Investimento) de cerca de 4.300%. Ou seja, uma estratégia prática, que se usada da melhor forma pode alcançar resultados surpreendentes. E não é muito difícil, viu? Vem que vamos te ensinar o passo a passo:

Como planejar?

Antes de começar a enviar e-mails é necessário montar um bom planejamento. Sempre considere cada envio como uma oportunidade única, afinal, enviar algo indesejado pode fazer com que o seu prospect ou cliente, não queria mais receber os seus e-mails. Por isso, atente-se em construir um bom conteúdo.

Defina sua persona:

Mapeie com quem você está falando, quais são as principais dores dos seus clientes e principalmente: como o seu produto pode ajudar. Traçando características pessoais e exemplos de rotina, você consegue chegar a um perfil que seja o mais próximo possível do seu possível cliente. Isso te ajudará a dar o tom das suas campanhas, a forma como você vai escrever, se comunicar e periodicidade da sua estratégia.

Determine qual conteúdo vai ser enviado:

Você pode optar por uma newsletter de atualizações com conteúdo ou promoções, um cupom de desconto, os produtos que estão em oferta… tudo depende do seu objetivo e você pode fazer todos esses, intercalando e adaptando eles a sua estratégia.

Estabeleça a frequência de envios:

Uma vez na semana? Duas vezes por mês? Não existe fórmula correta. Geralmente, as empresas enviam uma vez por semana. Porém, o ponto principal aqui é o dia e o horário que você vai enviar: precisa ser estratégico. Não é nada legal enviar um e-mail às 03h da madrugada de um domingo, por exemplo. Pense nos horários de acordo com os objetivos da sua persona e lembre-se: a partir do momento que definir não fuja dessa periodicidade. Com o passar do tempo, os clientes vão esperar os seus e-mails nos dias que você escolheu para enviar!

Defina os objetivos de cada campanha e acompanhe as métricas:

Vender mais? Diminuir o estoque de certo produto? O e-mail marketing pode te ajudar de diversas formas e você só vai conseguir perceber isso acompanhando os números, por isso é necessário definir uma meta e quais são as métricas a serem alcançadas por envio ou por mês.

Organize um calendário de envio:

Uma boa dica é pensar na estratégia mensal, assim você consegue mapear todas as datas comemorativas comerciais e também fazer uma previsão sobre o seu estoque e reposição dos produtos. Há casos também daquelas datas em que você precisa começar um envio com antecedência como um lançamento, semana de ofertas e etc.. Por isso é sempre bom ter um calendário bem definido para o envio dos seus e-mails, vai te ajudar a priorizar e se organizar sem correr o risco de enviar vários e-mails de uma vez só.

Como obter os contatos?

Com um formulário simples e bem direcionado, qualquer cliente da sua loja virtual que queira receber por e-mail suas promoções e informativos pode se cadastrar de maneira muito simples, fornecendo apenas nome e e-mail. Desta forma sua empresa fica com um banco de dados que poderá ser usado para ações de e-mail marketing. Além disso, no cadastro de compra do cliente de forma padrão pode ser marcado a opção de o cliente receber e-mail marketing. Aqui na Dezik, todas as lojas têm essas opções disponíveis já programadas para facilitar a captação de novos contatos!

Escreva títulos atrativos

A ideia é que o cliente abra os seus e-mails, por isso, você precisa pensar em um título incrível. Aquele que vai despertar curiosidade no seu cliente e vai fazer com que ele abra o e-mail e se interesse em ler o conteúdo. Nada de usar as definições [Newsletter] [Oferta], geralmente esses títulos vão fazer o cliente apagar o seu e-mail antes de ler. Pense em frases curtas que possam gerar gatilhos de curiosidade, utilize reticências e sempre utilize palavras no imperativo.

Um bom layout faz a diferença

Ninguém quer receber e-mails normais, que nem aqueles do trabalho sabe? Esse estilo todo mundo já se acostumou. O legal do e-mail marketing é você poder se comunicar com a cara da sua marca, por isso, ter um bom layout é um fator tão importante. Além do apelo estético, (que carrega as suas cores, logo da sua marca), é necessário esquematizar os produtos e informações por relevância seja na ordem ou no destaque que você vai dar com as cores e escritos.

Não exagere, saiba destacar de maneira sutil aquelas informações que acha que são as mais relevantes. Lembre-se: o e-mail que você está enviando tem um objetivo e até o layout deve refletir isso. Se você é cliente Dezik, acesse a nossa ferramenta de envio de e-mails e conheça a nossa ferramenta de edição de layouts. Você vai conseguir fazer e-mails com a cara da sua loja, em passos simples.

Quais métricas acompanhar?

Cada estratégia tem as suas métricas, mas existem algumas que você precisa sempre se atentar, como: a taxa de abertura e envio dos seus e-mails, taxa de cliques, e número de inscritos no seu newsletter. Além dessas você pode cruzar alguns dados da data dos envios com o número de acessos na sua loja e o resultado de vendas no período, por exemplo. Tudo vai depender dos objetivos que você quer alcançar. Quer facilidade? Com a Dezik você consegue ter acesso a esses dados de maneira bem rápida com a nossa ferramenta de envio de e-mails.

Vamos começar?

Agora que você sabe todos os passos para criar um e-mail marketing de sucesso, te desafiamos a criar uma campanha! O que acha? Se você é cliente Dezik, te damos a certeza que não tem nada de difícil.  A nossa plataforma deixa tudo mais simples para que você consiga criar e-mails incríveis em poucos passos. Basta acessar o painel de controle da sua loja e acessar o menu “Mala Direta”.

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