Marketing Digital: tendências para o e-commerce em 2022

Com o crescimento da internet, muitos empreendedores recorrem às plataformas de e-commerce (loja virtual) para expandir o seu negócio. Com isso, acompanhar as principais tendências para o e-commerce para os próximos anos se mostra necessário para aprimorar o marketing digital da sua marca e ter muito sucesso.

A relevância do marketing digital no e-commerce

Todo empreendedor deseja fazer muitas vendas e ter uma loja de sucesso no universo digital.

A facilidade que as compras online proporciona faz com que muitas pessoas pesquisem e avaliem produtos em vários sites antes de realizar a compra, tornando a internet uma ferramenta relevante na jornada de compra.

Este detalhe torna muito grande a concorrência mas também uma excelente plataforma para se fazer presente e se aproximar da audiência.

Afinal, se os consumidores têm mais facilidade em fazer pesquisas e alcançar/acompanhar marcas nesse ambiente, logo os empreendedores podem utilizar os sites como canal de vendas.

Isto posto, empreender no universo digital e ter um e-commerce é algo que exige dedicação diária e investimentos em ações de Marketing, visando atrair os leads (potenciais clientes) e convertê-los em clientes.

Tendências para o e-commerce e marketing em 2022 para seu crescimento

O desenvolvimento tecnológico é um dos grandes aliados do comércio eletrônico. Sendo assim, os empreendedores devem se atentar às inovações e como estas podem ajudar nas operações internas (e externas) para que a experiência do cliente seja sempre a melhor.

Nesse sentido, algumas das tendências que podem ajudar no sucesso do negócio são:

1. Novos métodos de pagamento

A tecnologia pode tornar a vida das pessoas mais simples. Deste modo, o uso de novas ferramentas de pagamento no seu e-commerce, como o QR Code, PIX e as carteiras digitais (Apple Pay, Google Pay, entre outros recursos) já fazem parte da rotina dos consumidores e é essencial para estimular o check-out dos clientes.

Investir e oferecer tais opções de pagamento mais modernas são formas de ter algo atrativo para os consumidores. 

Para os empreendedores, além de ter o pagamento na hora, é possível melhorar o procedimento de checkout e os clientes podem ter mais praticidade e segurança, otimizando o processo de compra e reduzindo os riscos de desistência.

2. Vendas pelas redes sociais

O comércio por estes canais têm ganhado força nos últimos anos, já que muitas pessoas passam bastante tempo nas redes.

Social Commerce tem sido potencializado, graças ao botão comprar e pode ser feito em redes como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Pinterest;
  • Twitter;
  • Whatsapp;
  • Youtube.

Estas são algumas das plataformas que possuem opção de compra e os empreendedores podem explorar este recurso.

Uma maneira de se consolidar é investindo em anúncios pagos, que ajudam a evidenciar os produtos e serviços do seu e-commerce. 

Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas, graças ao seu baixo custo de investimento, e que podem contribuir para essas campanhas, facilitando a jornada de compra. 

Deste modo, usar ferramentas como o Twitter Ads, Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads, e outras redes disponíveis no universo online, é uma excelente estratégia para fortalecer o marketing digital do e-commerce.

3. Busca por voz

Com o crescimento das buscas em assistentes de voz e smartphones tem crescido devido a facilidade e, consequentemente, o recurso de pesquisa por voz tem se tornando relevante. 

Com isso, para 2022, e nos próximos anos, o voice commerce é uma grande promessa. 

Sendo assim, os empreendedores devem investir tanto em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) considerando as buscas textuais como as pesquisas por voz e os hábitos de seus consumidores para ter um melhor posicionamento.

Além disso, é crucial preparar o time para fazer boas descrições dos produtos e serviços, já que as buscas realizadas na forma oral são diferentes da escrita e é preciso  “abarcar” os termos usados para que os produtos apareçam entre os resultados da busca dos usuários.

4. Marketing de Conteúdo para a captação de leads

Marketing de Conteúdo é um grande aliado para o sucesso dos negócios. 

Os empreendedores têm duas formas de utilizar esta estratégia no e-commerce. Na primeira há a criação de conteúdos em diferentes formatos para atrair novos clientes para conhecer o site.

Outra possibilidade de aplicar esta técnica de marketing é na descrição de produtos da loja virtual e, assim, aliar este método com o SEO e melhorar o ranqueamento do site no Google.

5. Experiência Omnichannel

Ter uma loja física aliada ao comércio online é uma excelente maneira de complementar a experiência do cliente e proporcionar diferentes meios para a conclusão de uma compra, conforme as necessidades dos clientes e lojas, além de ser um diferencial.

O Omnichannel é uma excelente estratégia para que o consumidor possa aproveitar para experimentar os produtos e serviços, por exemplo, antes de fazer a retirada da mercadoria.

Com esta técnica é possível reduzir os custos logísticos e operacionais, fraudes, aumenta o ticket médio e proporcionar uma excelente experiência para o consumidor, visto que os canais se mesclam e as operações podem ser feitas em diversos deles.

6. Re-commerce

Conhecido popularmente como venda de produtos usados, esta estratégia tem ganhado espaço no mercado e os empreendedores podem ter bons resultados ao investir nesse nicho.

Usar o Inbound Marketing para chamar atenção do público é uma ótima solução nesse segmento. 

Conhecido popularmente como marketing de atração, este conceito visa atrair, converter, vender e encantar os consumidores com ações sutis, diferente do marketing tradicional que tem uma abordagem mais agressiva.

Os benefícios do re-commerce consistem em oportunidades de abrir um novo segmento no negócio e excelente experiência de compra de produtos de segunda mão, entre outros ganhos possíveis.

Deste modo, acompanhar as principais tendências que ajudam a aprimorar o marketing digital do e-commerce é o modo de conquistar um bom faturamento, crescimento e reconhecimento no mercado de comércio digital nos próximos anos, direcionando ao sucesso.

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